Computadores, Ferramentas Cognitivas

Referências bibliográficas:

Jonassen., D. H. (2007). Computadores, Ferramentas Cognitivas. Desenvolver o pensamento crítico nas escolas. Porto: Porto Editora, pp.229-252.

Registo de Leitura:

Capítulo 11 – O hipermédia enquanto ferramenta cognitiva

De acordo com Jonassen (2007), o termo multimédia envolve a integração de mais do que um meio numa qualquer forma de comunicação. Refere-se à integração de media, como texto, som, elementos gráficos, animação, vídeo, imagens e modelação espacial, num sistema de computador. As apresentações multimédia atraem e mantêm a atenção dos alunos porque são multimodais, isto é, estimulam mais do que um sentido ao mesmo tempo.

O termo hipermédia refere-se, segundo o autor, à ligação entre o multimédia e o hipertexto. Enquanto o texto linear é construído de forma a ser lido do princípio ao fim, o hipertexto está para além do texto normal, numa estrutura e sequência que pode influenciar a compreensão do tópico. O hipertexto refere-se a um método não sequencial e não linear de organização e apresentação de texto, de forma a possibilitar aos leitores acederem à informação contida num texto, na forma mais significativa para cada um.

Os sistemas de hipermédia permitem aos utilizadores determinar a sequência a seguir para aceder à informação, navegar, desenvolver a informação existente de forma a torná-la mais significativa do ponto de vista pessoal, construindo e estruturando a sua própria base do conhecimento.

Um dos problemas colocados à utilização do hipermédia na aprendizagem, segundo o autor, relaciona-se com a forma como os alunos irão integrar a informação que adquirem no hipertexto nas suas próprias estruturas do conhecimento. A partir da informação encontrada num documento hipermédia, os alunos terão de relacionar essa informação com aquilo que já sabem, reorganizando os seus conhecimentos, de forma a poderem acomodar a nova informação. Contudo, quando os alunos estão muito ocupados a navegar no hipermédia, estão, muitas vezes, a receber mais informação do que aquela que podem acomodar.

Jonassen (2007) apresenta como solução para este problema pensar no hipermédia não como fonte de conhecimento a partir da qual se aprende, mas sim como uma ferramenta cognitiva com a qual se pode construir e aprender, admitindo que os alunos aprendem mais através da construção de materiais educativos do que através do seu estudo.

A construção do hipermédia constitui um exemplo de “conhecimento enquanto construção”, permitindo alunos empenhados e envolvidos cognitivamente em aprendizagens significativas. Contudo, a construção de apresentações hipermédia é um processo complexo e moroso que exige muitas competências dos alunos. A criatividade e a complexidade exigidas para se conceberem produtos hipermédia numa forma motivadora para os alunos constituem, provavelmente, a ferramenta cognitiva mais entusiasmante e potencialmente eficaz de todas as ferramentas cognitivas. A riqueza das formas de representação disponíveis nas bases de conhecimento multimédia, segundo Jonassen (2007), é maior do que todas as outras ferramentas cognitivas.

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