A WebQuest enquanto recurso didáctico
(Dodge, 1995)
O que é uma WebQuest?
O conceito de WebQuest (WQ) foi criado em 1995, pelo Professor Bernard Dodge, da San Diego State University, com a colaboração de Tom March.
As WQs constituem-se como uma metodologia de pesquisa na World Wilde Web, baseadas na resolução de problemas, e cujo objectivo é dinamizar experiências de aprendizagem que estimulem a pesquisa e o pensamento crítico (Dodge, 1995).
Uma WQ pode ser considerada uma estratégia de aprendizagem, constituída por actividades contextualizadas e motivadoras, disponibilizadas na Web, propostas por professores para serem resolvidas por um grupo de alunos (Dodge, 1995).
Quais são os seus componentes?
A WQ é constituída por 6 componentes(Dodge,1995):
- introdução ao tema a tratar, onde se apresenta ao aluno a actividade a realizar, de forma actual, relevante e motivadora;
- tarefa que o aluno vai realizar e que deve ser desafiante e executável, fornecendo aos alunos informações sobre a forma como vão ter de apresentar o produto final;
- processo através do qual o aluno é orientado para a realização da tarefa, descrevendo os passos que devem ser seguidos;
- recursos disponíveis preferencialmente na Web, previamente seleccionados para permitirem a produção efectiva do conhecimento, devem fornecer ao aluno informações relevantes para que estes utilizem o seu tempo, a usar a informação e não a procurá-la;
- avaliação, que deve explicitar os indicadores qualitativos e quantitativos que vão ser levados a cabo na avaliação do seu desempenho, devendo explicitar claramente, como irão ser avaliadas as tarefas;
- conclusão, que relembra o ponto final daquele projecto, procurando dar resposta ao problema inicial, estimulando a reflexão e devendo despertar o aluno para pesquisas futuras.
- reconto (redigir ou contar o que se leu);
- compilação de dados;
- mistério (papel de detective);
- jornalismo (papel de repórter);
- desenho (criar um produto ou planear uma acção);
- produtos criativos (criar uma história, poema, canção, poster, pintura);
- consenso (conciliar diferentes pontos de vista);
- persuasão (apresentar pontos de vista);
- auto-conhecimento (reflexão sobre questões éticas e morais; apreciação de obras de arte, etc.);
- análise (identificar semelhanças e diferenças);
- julgamento (ordenar, classificar ou escolher entre algumas opções);
- científica (definir e testar hipóteses; descrever e interpretar resultados).
http://projects.edtech.sandi.net/staffdev/tpss99/tasksimap/images/taskonomy.gif
Como fazer a avaliação?
De acordo com Dodge (2001), antes da WQ ser disponibilizada aos alunos deve ser avaliada, propondo como critérios de avaliação os seguintes:
- componente estética (componente visual, navegação, aspectos técnicos e mecânicos);
- introdução ( motivação temática e cognitiva);
- tarefa ( relação da tarefa com o que é habitual e nível cognitivo da tarefa);
- processo (clareza do processo, estrutura do processo, riqueza do processo);
- recursos ( quantidade de recursos e qualidade de recursos);
- avaliação (clareza dos critérios de avaliação).
A avaliação da componente estética da WQ pode ser feita com base (Dodge, 1999). Fine Point Checklist. Disponível em http://www.iep.uminho.pt/aac/diversos/webquest/(consultado em 6.4.2010) e de acordo com a grelha proposta por Bellofatto, L.; Bohl, N.; Casey, M.; Krill, M. & Dodge, B. (2001a). A Rubric for Evaluating WebQuests. Disponível em http://webquest.sdsu.edu/webquestrubric.html(consultado em 6.4. 2010).
O que incluir na conclusão?
A conclusão deve disponibilizar um resumo da experiência proporcionada pela WQ, salientando as vantagens de se ter realizado o trabalho. Deve também despertar para futuras pesquisas. Pode apresentar uma pergunta, um problema ou desafio a resolver, um site para explorar, entre outros.
Referências biblográficas:
Dogde, B. (1995). Some thoughts about WebQuests. Disponível em http://webquest.sdsu.edu/about_webquests.html
Dodge, B. (2001). A Rubric for Evaluating WebQuests. Disponível em http://webquest.sdsu.edu/webquestrubric.html
Dodge, B. (2002). WebQuest taskonomy: a taxonomy of tasks. Disponível em: http://webquest.sdsu.edu/taskonomy.html
Site sobre WebQuests:
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