Aprendendo com os Museus

Alguns argumentos a favor da inclusão da história e filosofia das ciências na educação em ciências, referem que: a História da Ciência(HC) motiva e atrai os alunos; humaniza os conceitos científicos; promove uma melhor compreensão dos conceitos e métodos científicos, dando uma perspectiva do seu desenvolvimento e aperfeiçoamento; desempenha um papel fundamental na compreensão da natureza do conhecimento científico; demonstra que a ciência é mutável e instável e que, por isso, o pensamento actual está sujeito a transformações que se opõem à ideologia cientificista (Matthews, 1992).

Cachapuz, A.,Praia, J. e Jorge, M.(2002) referem a importância da HC no sentido de revelar aos alunos que a Cência é uma construção humana, e que não deve ser sobrevalorizada a ideia de HC como resultante da acção isolada de grandes homens, desprovida dos contextos históricos, sociais e culturais da época em que estão inseridos. Assim, torna-se necessário transmitir uma visão da HC que refira sucessos e insucessos, avanços e recuos, debates e conflitos, e sobretudo, de que a construção científica teve no passado, assim como continua a ter hoje, um carácter de construção colectiva. Deve ainda ser acentuada a ideia de que a evolução científico-tecnológica está dependente da tomada de decisões político-sociais, pelo que se torna necessário reconhecer o percurso da própria HC.

Os Museus de Ciência constituem um valioso recurso científico e didáctico que pode ser explorado numa perspectiva histórica da Ciência.

Nota20 de Abril - Aprendendo com os Museus

http://content.yudu.com/Library/A1nhvn/Nota20Abril2010/resources/index.htm?referrerUrl=http%3A%2F%2Fwww.yudu.com%2Fitem%2Fdetails%2F152376%2FNota20_Abril2010

Referências Bibliográficas:

Cachapuz, A.,Praia, J. & Jorge, M.(2002). Ciência, educação em ciências e ensino das ciências. Lisboa: Ministério da Educação.

Mathews. M. (1992). History, Philosophy, and Science Teaching: the presente reapproachment. Science & Education .

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