Nativos digitais

Referências Bibliográficas:

Presnky, M. (2001). Digital Natives, Digital Immigrants. Em http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf (acedido em 6/4/2010).

Registo de leitura:

Prensky (2001) utiliza a metáfora dos nativos digitais versus imigrantes digitais para caracterizar a forma como os indivíduos se relacionam com a tecnologia.


Os estudantes de hoje correspondem aos “nativos digitais”. Nasceram e cresceram com a tecnologia e não conseguem compreender o mundo sem a utilização da Internet, que incorporam totalmente no seu quotidiano. Para estes, a Internet é utilizada como ferramenta útil ao estudo e, sobretudo, como um poderoso meio para o desenvolvimento de relações sociais.


Os “imigrantes digitais” são indivíduos que não nasceram no mundo digital, mas que em determinada altura se sentiram atraídos pelas tecnologias.


Ao contrário dos nativos digitais, para quem a tecnologia faz parte do seu desenvolvimento natural, os imigrantes digitais têm de se adaptar ao ambiente tecnológico, acrescentando novas aprendizagens às anteriormente adquiridas.

De acordo com o autor, os imigrantes digitais falam uma linguagem ultrapassada (da era pré-digital), e esforçam-se para ensinar a população que fala uma língua completamente nova. Além disso, "they always retain, to some degree, their "accent" (Prensky, 2001,p.1).

Prensky (2001) considera que os professores, imigrantes digitais, assumem que os alunos são os mesmos que sempre foram, permissa que deixou de ser válida: Os alunos de hoje são diferentes! Salienta ainda a necessidade de os professores encontrarem estratégias mais eficazes que permitam ir ao encontro dos alunos no seu processo de desenvolvimento. Compreender os alunos e integrá-los no contexto da sala de aula, aproximando-os da Escola, constitui um desafio para os professores do século XXI.

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