Descoberto planeta mais jovem fora do Sistema Solar

Foi encontrado, através de observação directa, o planeta mais jovem fora do Sistema Solar




















Utilizando o Very Large Telescope, do Observatório Europeu do Sul, no Chile, uma equipa de astrónomos acompanhou o movimento do exoplaneta Beta Pictoris b, um gigante com nove vezes a massa de Júpiter.

O sol do planeta, uma estrela branca chamada Beta Pictoris, tem apenas 12 milhões de anos, contra os 4,5 mil milhões de anos do Sol do nosso Sistema Solar, é também a mais nova estrela conhecida a abrigar um planeta. Situa-se a 60 anos-luz da Terra, na constelação Pictor.

Esta descoberta, veio mostrar que os planetas gigantes podem formar-se próximo das estrelas em períodos muito mais curtos do que se pensava.

São já conhecidos 450 exoplanetas, no entanto, Beta Pictoris b é um dos poucos a ter sido detectado por observação directa (sem o uso de medições indirectas, baseadas nas variações do brilho reflectido pelo planeta).
O interesse desta descoberta está relacionado com a possibilidade de o mais recente exoplaneta descoberto poder fornecer pistas sobre a formação de planetas gigantes como Júpiter.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=43488&op=all

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Moléculas com aparência humana: Os NanoPutians

Arquimedes e a coroa do rei de Siracusa