Prémio Nobel da Física 2011- Eisntein tinha razão?

O prémio Nobel da Física foi atribuído conjuntamente a Saul Permutter, Brian P. Schmidt e Adam G. Riess pela descoberta da aceleração da expansão do Universo.

http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/2011/

Saul Permutter, Brian P. Schmidt e Adam G. Riess observaram supernovas, isto é estrelas pesadas que, chegando ao fim do seu ciclo de vida, explodem com uma luz muito característica. Assim, constataram que o Universo está em expansão acelerada, isto é, as distâncias entre as galáxias estão a aumentar de uma forma cada vez mais rápida.

Actualmente existem fortes evidências a favor do Big Bang, sendo esta teoria largamente aceite pela comunidade científica. Contudo, não se sabe ainda por que razão o Big Bang é acelerado.

Nos últimos anos, os físicos criaram o conceito de "energia escura" para tentar explicar esta acelerada expansão que tende a contrariar a força da gravidade.

Um dos maiores mistérios da física actual é descobrir a natureza desta energia escura, que constitui a maior parte da energia do Universo.

A este respeito o Prof. Carlos Fiolhais refere que:

"Quem se deve estar a rir é Einstein. O grande génio da física tinha introduzido nas suas equações, à mão, um termo chamado "constante cosmológica", que contrariava a expansão do Universo, para dar conta de um Universo estático que ele pensava existir. Mais tarde, quando se percebeu que o Universo em larga escala não era estático, ele afirmou que se tratou do "maior erro da sua vida". Ora, modernamente a energia escura é descrita por essa "constante cosmológica", um termo contrário à expansão do Universo. A história mostra que os maiores génios até são geniais quando se enganam, ou melhor, julgam que se enganam."

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Moléculas com aparência humana: Os NanoPutians

Arquimedes e a coroa do rei de Siracusa