Para os meus alunos do 8º ano - A linguagem da Química

A Química, enquanto Ciência que descreve fenómenos que ocorrem quer ao nível microscópico dos átomos e das moléculas, quer ao nível macroscópico da manifestação das transformações químicas, utiliza uma linguagem própria, que se caracteriza pela sua generalidade e universalidade entre toda a comunidade científica: os símbolos e as fórmulas químicas e as equações químicas.

Para os alunos que iniciam o estudo desta nova linguagem, surgem diversas dificuldades. Não é fácil para alunos, ainda num período de desenvolvimento de operações concretas, pensar em objectos microscópicos e tentar associá-las a objectos macroscópicos. O racíocínio abstracto exigido para entender as representações estruturais e simbólicas apresentadas, está ainda em desenvolvimento. Contudo, é necessário fazer sentir no aluno que o caminho da memorização sem qualquer compreensão não produz aprendizagens significativas.

Será possível decorarmos e reproduzirmos palavras, frases e textos sem conhecermos as regras de escrita de uma língua? Será possível entendermos uma história sem conhecermos o significado das palavras que lemos?

Também não me parece possível decorarmos fórmulas químicas sem sabermos o que representam ou sem conhecermos as regras da sua escrita. Para gostarmos da Química e percebermos as histórias que ela nos conta é também necessário conhecermos a sua linguagem.

Para os meus alunos do 8º ano, que andam às voltas com a escrita e leitura de de fórmulas químicas, aqui fica uma interessante sugestão-“Roleta Química”. Experimentem e divirtam-se!

http://nautilus.fis.uc.pt/cec/teses/marta/marta/Jogo/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Moléculas com aparência humana: Os NanoPutians

Arquimedes e a coroa do rei de Siracusa